Por Alan Medeiros – Amontada-CE
Na última quinta-feira, 15 de setembro, teve início da 1ª etapa do Circuito Brasileiro e do Campeonato Nordeste de Windsurf Slalom em Icaraizinho de Amontada-CE. O evento seguiu até o dia 17 de setembro, sábado, e contou com 18 velejadores na raia disputando nas categorias Open Pró e Amador Sport. Ao todo foram cinco baterias em cada um dos dias de competição.
No último dia do evento no sábado, as condições seguiram favoráveis na praia do Icaraizinho de Amontada. O dia amanheceu meio nublado, com pouco vento, mas quando o sol foi esquentando o vento leste foi entrando até que por volta das 14:00 horas, ele encaixou na posição certa e apertou. A organização do evento alterou a rotina de largadas, estabelecendo três baterias e um intervalo de meia hora e depois mais duas para finalizar o dia e o evento com 15 baterias no total, sendo 5 em cada dia do evento.
Os velejadores foram para a água às 13:00 horas e o vento já estava forte como nos outros dias. Houve duas largadas de baterias sem incidentes, mas na terceira aconteceu afobamento de alguns velejadores e também um desencontro da CR que demorou para levantar a bandeira verde e vários velejadores acabaram sendo apontados como escapados na raia. Apesar disso, as outras baterias seguiram sem muitos problemas até o final da competição.
Os velejadores Open Pró de Camocim Jomilson Souza (BRA-840) e Jean Franklin (BRA-202) terminaram em 4º e 5º lugares respectivamente na classificação final da etapa. Jomilson Souza chegou em segundo em duas baterias e assegurou o 4º lugar no geral. Jean Franklin fechou a etapa na 5ª colocação na classificação geral.
Na categoria Amador Sport Hugo Freitas (BRA-203) confirmou a liderança vencendo todas as baterias e a segunda e terceira posições alternaram-se novamente com Gabriel Halen (BRA-208) superando o Klynton (BRA-S08). O velejador Gabriel Halen de Jijoca de Jericoacoara terminou entre os dois camocinenses, na segunda colocação, com Klynton em terceiro.
Os velejadores de Camocim fecharam a primeira etapa muito bem, no top-5 das duas categorias. Confira os atletas e suas colocações finais:
Jomilson Souza – (BRA-840) Open Pró – 4º lugar
Jean Franklin – (BRA-202) Open Pró – 4º lugar
Hugo Freitas – (BRA-203) Amador Sport – 1º lugar
Klynton Silva – (BRA-502) Amador Sport – 3º lugar
Um ótimo início de campeonato para os velejadores camocinenses, que teve ainda Jomilson Souza (BRA-840) no 3º lugar da categoria Sênior na 1° etapa Circuito Brasileiro. O evento foi um sucesso, favorecido pelas ótimas condições dos ventos na região com rajadas de 20 a 22 knots e da estrutura do Kanaha Beach, com muito conforto e qualidade bem de frente para o mar.
Desde já parabenizamos a todos os velejadores de Camocim pelo ótimo desempenho e estamos na torcida na sequência das competições. O próximo desafio será no Piauí, onde de 12 a 16 de outubro vai rolar o Campeonato Brasileiro de Slalom e Speed, sendo etapa única.