Nesta sexta-feira, 09 de dezembro, a Seleção Brasileira entrou em campo pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2022 contra a Croácia. Em jogo tenso, o Brasil ficou no empate no tempo normal, saiu em vantagem com Neymar na prorrogação, mas um vacilo no fim permitiu que os croatas buscassem o empate com Bruno Petkovic. Já nas penalidades, a Croácia bateu o Brasil por 4×2 e garantiu vaga nas semifinais da Copa.
Com a mesma escalação que goleou por 4×1 a Coreia do Sul nas oitavas de final, o Brasil encontrou desde os primeiros minutos dificuldades para furar a intensa marcação croata. Sobravam erros, faltava espaço. A primeira finalização aconteceu aos quatro minutos. O atacante Vinicius Júnior recebeu na esquerda, puxou a bola para a entrada da área e bateu colocado, mas sem levar dificuldades para o goleiro Livakovic.
A Croácia dificultava a saída de bola do Brasil, marcando já no campo de ataque, causando desconforto pela boa atuação do meio-campo formado por Modric, Brozovic, Kovacic e Perisic. Foram 12 desarmes só no primeiro tempo. O Brasil seguia com dificuldades enquanto a Croácia assustava nos contra-ataques, mas sem acertar a meta do goleiro Alisson.
A Seleção Brasileira retornou ao segundo tempo já pressionando, porém com uma muralha a derrubar pela frente chamado Livakovic. Logo no primeiro minuto, Richarlison desviou o cruzamento e obrigou o goleiro a fazer grande defesa. Neymar teve ainada duas chances para fazer o gol no segundo tempo, mas em ambas as oportunidades o goleiro Livakovic defendeu. A Seleção pressionou até os acréscimos em busca do primeiro gol, mas o 0x0 levou a partida para a prorrogação.
O Brasil foi abrir o placar aos 15 minutos do primeiro tempo da prorrogação. Neymar fez boa tabela com Lucas Paquetá, driblou o goleiro e chutou para marcar o 1×0. No segundo tempo da prorrogação, em rápido contra-ataque croata, Orsic recebeu na esquerda e cruzou para o centroavante Petkovic, que completou de primeira. A bola desviou no zagueiro Marquinho e enganou o goleiro Alisson.
Na disputa por pênaltis, Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram suas cobranças. Vlasic, Majer, Modric e Orsic marcaram para a Croácia, que venceu por 4×2 e garantiu a classificação. Neymar, que seria o quinto brasileiro a bater o pênalti, sequer cobrou. Fim da Era Tite. E sonho do hexacampeonato adiado mais uma vez.