No último final de semana, 25 a 27 de novembro, aconteceu a etapa final do Brasileirão de Karate Esportivo (CEEBK). A competição realizada na cidade de Trindade-GO, teve a organização da Confederação Esportiva e Educacional Brasileirão de Karate Esportivo 2022 – Troféu Shidoshi Ivo Rangel. Participaram do evento as Entidades Estaduais devidamente filiadas a CEEBK com seus respectivos atletas.
Camocim esteve representado na competição com o karateca Robério da Silva Muniz. Ele conseguiu a classificação para o campeonato após vencer Campeonato Cearense, sendo assim convocado para representar a Federação Cearense na fase final em Goiás. Robério competiu na categoria +70Kg, Kumite Individual – Faixa verde e roxa, com 10 atletas, onde ele fez 3 lutas, para conquistar a medalha de ouro. No kata, a competição foi por equipes, com 24 atletas. Foram 4 rodadas até a final e novamente o camocinense faturou a medalha de ouro.
Robério tem 26 anos, é estudante de Educação Física pela UNIFOR, e atleta da Academia Asteka localizada em Fortaleza CE. Possui 3 títulos do Cearense na categoria +85 e agora consagrou-se tricampeão Brasileiro também na categoria +85. Após as conquistas das duas medalhas de ouro, Robério falou com a reportagem do Blog Esportes Camocim:
“Sou de Camocim, passei boa parte da minha infância no Bairro Olinda e outra em local próximo das flamengas chamado Alto do Pereirinha, última localidade de Camocim antes de chegar no Privar – Granja. Comecei no karate aos 17 anos após concluir o ensino médio no CEPI. Me mudei para Fortaleza em busca de oportunidades e acabei encontrando a Asteka, academia que estou até hoje onde vi uma pré-disposição e uma oportunidade que através do esporte. Inclusive minha bolsa de estudo na universidade de Fortaleza é através desse esporte… Atualmente tenho 3 títulos cearenses, ou seja tricampeão cearense na categoria +85 e agora tricampeão Brasileiro na mesma categoria.”
– Robério Muniz, karateca camocinense
Parabenizamos o atleta camocinense por essa grande conquista, levando e colocando o nome de Camocim no lugar mais alto do pódio, em mais uma história de superação através do esporte.