No último domingo (29), a triatleta Márcia Oliveira sagrou-se campeã geral da prova feminina na tradicional Meia Maratona de Parnaíba, reafirmando sua excelência no esporte. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Parnaíba em parceria com o Grupo PF, ocorre desde 2017, sempre no final de dezembro. Gratuito e com premiações em dinheiro, troféus e medalhas, a competição atrai corredores de diversas cidades da região.
A edição deste ano teve um trajeto de tirar o fôlego. Com largada na Praça Terra Santa, os atletas seguiram em direção à Praia da Pedra do Sal, enfrentando um percurso com terrenos diversificados. Além do asfalto e da subida de uma ponte, houve 4 Km de piçarra e um trecho com vento forte contra. Nos últimos 3 Km, já na praia, o vento combinado com a areia representou um desafio adicional. Apesar das adversidades, a competidora completou a prova em 1h37min, conquistando o lugar mais alto do pódio.
Mesmo sem treinar desde o dia 21 de dezembro devido ao período de destreino – uma fase comum após ciclos intensos de competições e treinos – , a corredora demonstrou resistência e preparo físico, resultado de sua dedicação à rotina de treinos ao longo do ano.
“Não sabia como meu corpo ia se comportar, se conseguiria performar como de costume. Mas acabou dando certo. O lastro de treinos e competições deixou meu organismo hábil para enfrentar mais esse desafio”, declarou a atleta.
BALANÇO DE 2024 E PLANOS PARA 2025
O ano de 2024 foi marcado por vitórias e recordes pessoais para Márcia. Além dos títulos, a ela ressaltou seu amadurecimento e destacou que grande parte de seu sucesso foi resultado do trabalho com seu treinador, Maurício Leão, que contribuiu significativamente com treinos, orientações e feedbacks.
Com o foco voltado para o Mundial do IronMan 70.3, que será realizado em Marbella, na Espanha, em 2025, a esportista já traça seu cronograma. Além de meias maratonas, ela pretende participar de provas de triatlo de longa distância, sempre alinhada com seu treinador e apoiadores.
A triatleta encerra 2024 em grande estilo, consolidando-se como uma das maiores atletas da região e prometendo novos feitos no próximo ano.