A Copa do Mundo da Fifa Qatar 2022, começou a todo vapor. Desde o útimo domingo, 20 de novembro, quando a bola rolou, o que se viu foi grandes jogos, quebra de escritas, algumas zebras, goleadas de favoritos e um futebol bem jogado pelas seleções até aqui. Confira um resumo do que já aconteceu, até esta quarta-feira, 23 de novembro na Copa 2022.
Jogo de abertura, Catar 0x2 Equador – 20/11/22
A abertura da Copa foi o confronto entre os donos da casa, que faziam sua estreia em mundiais, contra a Seleção Equatoriana, do centro-avante Enner Valencia, que brilhou na partida com dois gols que garantiram a vitória ao Equador. De quebra, a seleção sulamericana tornou-se a primeira a derrotar o país sede em uma estreia de Copa do Mundo e o Catar, a primeira a perder como anfitrião.
Vitórias inglesa e holandesa, e Gales de volta a Copa do Mundo com empate – 21/11/22
Fiasco argentino na estreia, dois empates sem gols e goleada dos atuais campeões – 22/11/22
O dia começou com a estreia da Argentina, uma das favoritas ao título da Copa 2022. Mas o que parecia uma vitória tranquila dos argentinos, com Messi de pênalti abrindo o placar no primeiro tempo, transformou-se em drama para los hermanos. Na volta do intervalo, com uma postura diferente da primeira etapa, a Arábia Saudita virou com os gols de Al-Shehri e Al-Dawsari, surpreendendo e fazendo história.
Os dois jogos seguintes entre Dinamarca x Tunísia e México x Polônia terminaram sem gols, muito mais pelas ótimas atuações dos goleiros, principalmente o mexicano Guillermo Ochoa, que defendeu pênalti cobrado por Lewandowski. Fechando o terceiro dia de Copa, a atual campeã França enfrentou a Austrália, que saiu na frente com o gol de Goodwin, mas a seleção francesa reagiu rápido e virou com Rabiot, Giroud (2) e Mbappé e mesmo com uma série de desfalques importantes, como Benzema, mostrou que vem forte em busca do título.
Croácia só empata, zebra japonesa, show espanhol e vitória belga – 23/11/22
Croácia e Marrocos protagonizaram o terceiro 0x0 da Copa em um jogo bastante amarrado, truncado e de poucas oportunidades. Na sequência veio a estreia da Alemanha diante do Japão. Mesmo abrindo placar com gol de Gündogan cobrando pênalti, os alemães não conseguiram ampliar o placar e acabaram surpreendidos com a virada japonesa através de Doan e Asano, destaque da partida. Mais uma zebra na Copa 2022.
Quem não deu chances para surpresa foi a seleção espanhola, com show diante da Costa Rica. Com um toque de bola envolvente a equipe do treinador Luis Henrique chegou aos gols com Olmo, Asensio, Ferrán Torres (2), Gavi, Soler e Morata, na maior goleada do mundial até aqui, 7×0. A última partida desta quarta-feira foi entre Bégica e Canadá. Os Belgas fora surpeendidos pela postura canadense que pressionaram durante todo o jogo. Na melhor chance, Alphonso Davies cobrou pênalti, mas o goleirão Courtois defendeu. A Bégica chegou menos, mas conseguiu balançar as redes com Batshuay, fazendo o gol da vitória por 1×0.
A Copa do Mundo seguirá nesta quinta-feira, com quatro partidas. Às 07:00 horas, Suiça x Camarões, adversários do grupo do Brasil, às 10:00, Uruguai x Coréia do Sul, às 13:00 é a vez de Portugal x Gana. Fechando a primeira rodada, tem a estreia da Seleção Brasileira contra a Sérvia, à partir das 16:00 horas, iniciando a caminhada brasileira rumo ao hexa.