Por Alan Medeiros – Parnaíba-PI
Na última quarta feira, 12 de outubro, teve início o Campeonato Brasileiro de Windsurf Speed e Slalom na Lagoa do Portinho, Parnaíba-PI. O evento acontece em etapa única e vai até sábado, 15 de outubro, contando com velejadores de vários lugares do Brasil, contando também com a presença de camocinenses nas provas.
O evento começou na quarta-feira, com o campeonato na categoria Speed, onde os velejadores buscam atingir a maior velocidade possível. Os camocinenses Jamilson Souza (BRA-840), Klynton Silva (BRA-502), Jean Frankilin (BRA-202) e Hugo Freitas (BRA-203) estiveram disputando a categoria. Depois das disputas das baterias e de divulgada a súmula com os resultados, o velejador paulista Klayton Silva (BRA-4444) foi o mais rápido durante uma cronometragem de 10s registrando 62,64. Em segundo, Jamilson (BRA-840) registrou 60,12 e Mathias Pinheiro (BRA-5) em terceiro com 59,76 de média. O velejador camocinense ficou na 2ª posição.
As médias acabaram sendo baixas porque o vento ficou de fraco para médio com rajadas máximas de 16 knots e o tempo não foi medido por pico e sim por 10s, que é uma janela bem longa para um local estreito e com muita rajada como estava quarta-feira. Mas na quinta-feira o vento mudou, ficando constante e cheio em quase toda a raia com intensidade que variava de 18 a 25 knots. Cenário perfeito para as baterias que duraram cerca de 3 minutos e 30 segundos para os primeiros colocados.
O velejador Hugo Freitas acabou terminando na sexta posição. Ele mudou recentemente para a categoria Open Pró e vem se destacando. Jamilson souza finalizou o dia em 3º e Jean Franklin em 4º, conquistando ótimos resultados para os camocinenses no Campeonato Brasileiro.
Nesta quinta-feira começou também a categoria Slalom, que é uma corrida disputada em forma de regata com percursos marcados por bóias a serem montadas ou contornadas pelos velejadores. Com provas de duração média de 3 a 5 minutos, de acordo com intensidade de vento, mar, altura e peso do velejador, a competição seguirá até este sábado, 15 de outubro, com previsão de mais vento e 5 baterias para cada grupo. Estamos na torcida pelos velejadores de Camocim.