Nesta quinta-feira, 15 de setembro, em Icaraizinho de Amontada-CE, começou a 1ª etapa do Circuito Brasileiro e o Campeonato Nordeste de Windsurf Slalom com 18 velejadores na raia. Ao todo foram cinco baterias com ventos variando de 14 a 20 knots. A organização programou a primeira largada para às 14:00 horas, horário que o vento ficou mais firme e constante.
Camocim está presente no evento nas categorias open pró e amador. Confira os atletas:
Jomilson Souza – (BRA-840) Open Pró
Jean Frankin – (BRA-202) Open Pró
Hugo Freitas – (BRA-203) Amador Sport
Klynton Silva – (BRA-502) Amador Sport
As baterias foram com todos os velejadores largando juntos e a chegada com pontuação separada para 12 open pró e 06 amadores. A primeira largada teve chamada geral com alguns largando escapado e ficando de fora da relargada. Ricardo Conde (BRA-8) e Mathias (BRA-5) acabaram se enroscando na relargada e ficaram de fora desta bateria onde Janjão (BRA-291,) que praticamente não veleja de windsurf, surpreendeu a todos com uma excelente largada, superando Gabriel Browne (BRA-6) na primeira boia e cravando um primeiro lugar.
Nas outras quatro baterias seguintes, Gabriel Browne (BRA-6) foi soberano e venceu todas. O paulista Klayton (BRA-4444) marcou dois segundos, um terceiro e dois quintos lugares ficando em 3º na classificação, enquanto Janjão somou pontos para terminar o primeiro dia em 2º lugar. Mathias (BRA-5) também cravou dois segundos e está empatado em pontos com Klayton em terceiro na classificação.
Os velejadores open pró de Camocim Jomilson Souza (BRA-840) e Jean Franklin (BRA-202) terminaram o dia em 5º e 6º lugares respectivamente na classificação. O velejador capixaba Ricardo Conde, um dos mais experientes do campeonato, falou do primeiro dia de competição e sobre os camocinenses na prova:
“A raia estava com tamanho bom e as largadas foram bem rápidas com pouco intervalo entre uma e outra o que exigiu preparo físico da flotilha, mas fez com que as baterias se desenrolassem rapidinho. Único problema foi uma das boias que correu um pouco e deixou a última perna para fora bem arribada e a perna de chegada meio apertada, mas nada que comprometesse a competição.
No amador os meninos de Camocim, mandaram bem seja com qual equipamento for. A classificação deles é em separado, mas os primeiros chegaram na frente de vários open pró em algumas baterias com Hugo Freitas (BRA-203), Gabriel Halen (BRA-208) e Klynton (BRA-502) em primeiro, segundo e terceiro respectivamente”.
A categoria Slalom é uma das mais rápidas, com provas de duração média de 3 a 5 minutos, de acordo com intensidade de vento, mar, altura e peso do velejador. A competição segue até este sábado, 17 de setembro, com mais 5 baterias durante o dia a depender da condição dos ventos. Estamos na torcida pelos velejadores de Camocim.